Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

POESIA DE GOIÁS


NO PORTAL DE POESIA IBERO-AMERICANA

Por ANTONIO MIRANDA

Professor Emérito da Universidade de Brasília 

HOMENAGEM a Marietta Telles Machado

 

 

Seção de e sobre Poesia Goiana:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/goias/goias.html

 

O Portal de Poesia Ibero-Americana teve início em 2004 no antigo Departamento de Biblioteconomia — hoje Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, com o apoio da Profa. Dra. Elmira Simeão. Começamos como uma página simples para homenagear e divulgar os poetas de nosso universo particular, mas logo foi transformada em uma portal valendo-se do formato Dreamweaver, com o apoio do webdesigner Nildo Barbosa Moreira desde 2005, com sucessivas atualizações tecnológicas para permitir a incorporação, além de textos, também de imagens até os últimos recursos do AV3 — a animaverbivocovisualidade.

Queremos apenas ressaltar que partimos da pós-modernidade do século XX para a hipermodernidade no século XXI). O AV3 pressupõe a montagem de um repositório compreendendo os recursos da hipermidiação, da interatividade, da hiperatualização, da mobilidade e da ubiquidade no cenário atual da esfera semântica preconizada por Karl R, Popper com a Teoria do Conhecimento Objetivo, agora no espaço virtual da esfera semântica, tema para discutir em outra oportunidade.

O Portal inclui poesia de todos os países ibero-americanos e também comunidades latinas dos Estados Unidos e Canadá, além dos países e regiões de língua portuguesa da África e da Ásia. No caso do Brasil, com seções por cada estado da Federação e pelo Distrito Federal. Desde sua criação o Portal já teve mais de 30 milhões de acessos pela Internet, certificados pelo Google Analytics. Mais de 3 milhões de visitantes por ano, número mais ou menos constantes por causa da extrema concorrência nos anos recentes com o surgimento de outros repositórios e blogues pessoais de poesia.

A disponibilidade é ampliada quase todos os dias, graças a colaboradores de vários países, incluindo não apenas poemas, mas também biografias e fotos dos autores, entrevistas, ensaios, críticos e resenhas literárias, poemas ilustrados e visuais, vídeos e e-books. A acessibilidade documentária é predominantemente através do Google e de outros buscadores na web, além dos dispositivos incorporados e usados pelo público, com destaque para o Farejadoc, o Who´s Amung. Us — que em tempo real vai atualizado as visitas de leitores por cidades do mundo, com estatísticas correntes de acessos e downloads a cada segundo, além do recurso do próprio Google exclusivo para pesquisa nas páginas do Portal em tempo real, em escala planetária. Destaca-se pela extensa hipertextualidade do Portal graças à incorporação de links entre as páginas e com outros repositórios. Apresenta inclusive mapas visualizando as visitas com destaque para o fato da crescente da mobilidade e ubiquidade graças aos recursos dos tablets e telefones móveis.

Poesia de Goiás em perspectiva

A vasta seção de poesia de Goiás começou em 2004, a partir de livros publicados pela Thesaurus Editora de Brasília, de obras acessíveis na Biblioteca Central da UnB, e à venda em livrarias físicas e pela internet, e no nosso acervo pessoal, com destaque para a coleção do crítico e poeta Cassiano Nunes. Logo tivemos o apoio decisivo de amigos como foi o caso do crítico José Fernandes, das poetas Alice Spindola, Angélica Torres, Sonia Ferreira e, sobretudo, de Salomão Sousa que se incorporou a partir da organização da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília — I BIP (Brasília, 2008). Salomão chegou a organizar uma antologia da poesia goiana para a II BIP, que não aconteceu por problemas que não cabe analisar aqui, mas cujos textos foram acrescentados á seção de poesia de Goiás, quando Salomão assumiu sua coordenação.

Iniciamos a seção goiana com José Godoy Garcia e, em ordem alfabética, Afonso Félix de Sousa, Bernardo Ellis, Cora Coralina, Darcy França Denófrio, Gabriel Nascente, Gilberto Mendonça Teles, Heleno Godoy, Iêda Schmaltz, Leo Lynce, Leodegária de Jesus, Maria Abadia Silva, Miguel Jorge, Silvio do Rosário Curado Fleury, logo incorporando uma plêiade de poetas mais recentes e outros mais antigos. Paulatinamente foram entrando poetas goianos, ou residentes em Goiás, de produção mais recentes e também alguns mais antigos: Aidenor Aires, Alexandre Bonafim, Antonio Geraldo Ramos Jubé, Augusta Faro, Brasigois Felício, Coelho Vaz, Emílio Moura, Geraldo Coelho Vaz, Gilka Bessa, Lêda Selma, Luiz de Aquino, Miguel Jubé, Pio Vargas, Sóter, Ursulino Leão, Weslei Godoi Peres, etc, etc. Mais recentemente, o pernambucano radicado em Goiânia Jamesson Buarque que foi homenageado na Biblioteca Nacional de Brasília no Tributo ao Poeta. Cabendo destaque para os poemas mimeografados de Mira Alves e a poesia visual de Al-Chaer e Divino Sobral que foram incorporados à OBRANOME organizada por Wagner Barja no Museu Nacional de Brasília.

Autores publicados pela UFG, pela Católica, pela Kelps, e mais recentemente pela Martelo, além dos que foram publicados pelas grandes editoriais de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo, sem deixar de mencionar as edições internacionais de Gilberto Mendonça Teles, Alice Spindola e, mais recentemente, de Salomão Sousa. Além de poemas textuais, aparecem videopoemas, poesia visual, e e-books.

Muitos autores foram descobertos durante participações em eventos em Goiânia, em Goiás Velho e em Pirenópolis, começando pelo FESTIVAL DE POESIA DE GOYAZ — do visível ao invisível, do erudito ao popular, que aconteceu em Vila Boa de Goiás, em 2006. E também no Festival Internacional de Artes Cênicas GOIÂNIA EM CENA 2006, e em eventos literários mais recentes em Goiânia.

 

Qual o autor mais visitado? Sem dúvida, Cora Coralina, sobretudo por professores e estudantes acessando de muitas municipalidades goianas e de todo o Brasil, além de ocasionais visitas de brasileiros que vivem no Exterior, de Brazilianistas pelo mundo e amantes da nossa poesia. No caso de Cora Coralina, além de poemas, um vídeo do Youtube e poemas ilustrados.

São 121 autores atualmente no Portal, número que pretendemos expandir a partir desta nossa participação no presente Seminário.


 
 
 
  Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar